quinta-feira, 20 de março de 2008

Dia do Pai


Hoje dia do Pai

Isto dos dias para isto e para aquilo tem muito que se lhe diga.

Não são os meus de eleição. Que não.

As coisas estipuladas servem, sim senhora, para não nos esquecermos de que há coisas na vida de uma pessoa que vale a pena lembrar, recordar, viver ou reviver. Mas não nos podemos esquecer, que assim como o Natal o deve ser todos os dias, pais e mães são-no desde que nascemos.

Só que estes dias têm a particularidade de terem nascido pelo e para o consumismo.
Estes gestos podem-se sempre aproveitar de forma positiva, claro. Coisa que sem duvida fazemos, por vezes com certas dificuldades em distinguir o que é “lembrar” com o “comprar” .

Hoje no supermercado, alguém ao meu lado dizia:
- uns chocolates, pois lá tem de ser. É tudo tão caro! Não posso comprar outra coisa. E coitado, nem sequer posso ficar a jantar com ele, tem estado tão sozinho!

Cadê aqueles beijinhos rechonchudos e aquelas palavras bonitas que dizíamos em coro… As musicas cantadas em conjunto, as orações rezadas em uníssono, as refeições melhoradas, as brincadeiras, as gargalhadas, as histórias já passadas…

E que tal fazer das tripas coração e arranjar todo o tempo do mundo para estar e viver, estes dias, com estas criaturas, enquanto e quando os temos.

Que tal aproveitar o que a vida nos dá e o pouco que ainda podemos fazer por ela.
No meu caso, ainda posso aproveitar este dia. Já o dia 8 de Dezembro só em lembranças.

“...sabe bem quando estas ao meu lado, quando o tempo me esvazia, sabe bem o teu abraço fechado...”.

(Mafalda Veiga)

Sem comentários: