segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Por via da Educação


Recomeçaram os pequenos-almoços em família.

Tenho a dizer que não e nada fácil acordar 3 galfarros às 7 da manha.

Torna-se numa missão impossível tornar estes começos de manha, ZEN. Por mais esforço que faça, sai sempre pelo menos umas palavras mais fortes e mais altas que o normal.

Cada um quer ter um espaço, cada um quer ter o seu tratamento e a sua atenção.

Nos dias em que estou com discernimento suficiente até apanho estes “pedidos”, e percebo e até faço os meus sorrisos interiores de orgulho. Mas há dias em que se torna impraticável tanto génio e é imperativo que se parem os egos e os quereres.

A entreajuda é uma coisa que ainda não existe por estas bandas, a simpatia também ainda não abunda, a solidariedade, a partilha, a cumplicidade são coisas que nestas idades não se conhecem ou conhecem-se pouco mas não se pratica.

Por um lado tem graça, todo este espernear para se tornarem pessoas diferentes, por outro lado mete um medo desgraçado. E se tudo isto não retrocede, e se eles são mesmo assim, e se e se… e se…

Enfim, coisas próprias destas idades e com as quais eu tenho de aprender a viver e tenho de começar a aceitar.

O facto é que já sentia falta deste reboliço. E se há coisa que eu gosto, logo de manha, é agitação, conversa e cantorias. É de boa disposição. Gosto de ver vontade em cada par de olhos e gosto de me sentir em parte responsável por isso.

Não aguento mas disposições, caras trancadas, respostas tortas… mesmo sabendo que na maioria das vezes eu sou a responsável... por via da educação, é claro...

Mas o que tem de ser tem muita força!

2 comentários:

mike disse...

Faça como eu. Não lhes dou o pequeno-almoço, como quem quer, quem não quer passa fome. (risos)
Levantar às 7 da manhã? nem pensar! que cheguem atrasados à escola. (mais risos) :-)))

sum disse...

Humm... Tanta desconversa! (Risos)
Tanta Garganta! (gargalhada e bem sonora)
Vou acreditar já a seguir...