terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tudo é questão de tempo!


Recebi um texto que me fez pensar…

Às vezes encontramos nas palavras dos outros aquilo que sentimos, aquilo que pensamos aquilo que queremos ver, aquilo que somos, aquilo que gostaríamos de ser, aquilo que queremos ouvir …

Quando isso acontece parece que ficamos surpreendidos e de certa forma admirados. O famoso “nés só tu” é uma realidade que nos custa a aceitar, de vez em quando. O sofrimento, só é sofrimento quando nos sentimos sozinhos. Por isso quando nos deixamos de sentir sozinhos neste mundo o sofrimento atenua.

Por um lado é bom, ou melhor é óptimo. Por outro lado o ser humano precisa de sofrer de vez em quando. Precisa de fazer o seu luto, de ter o seu tempo para reconhecer, aceitar e finalmente reagir. Por isso as palavras de "conforto” às vezes sabem a mel, outras a fel.

Dependem sempre da altura em que caem, como caem e por quem caem.

Nunca mais me esqueço das palavras que ouvi dois dias depois da minha casa arder quase por completo. Véspera de Natal, festas e banquetes, presentes e sorrisos, alegria, cor e eu sem nada de material, nem mesmo uma vestimenta limpa a condizer com a época, sem o meu cantinho, sem o meu descanso, triste e sentida, perdida no meio dos meus pensamentos e, no meio disto tudo alguém me disse: - Deixe-se dessas coisas, pare de chorar. Já pensou que isso foi um presente de Natal que teve!”.

Não bati, não esperneei, não matei, mas tudo por respeito porque vontade… Essa não faltou!

Na verdade, foi mesmo! Uns anos depois entrei na minha casa nova, linda, feita à minha medida, com as coisas que sonhei, com tudo o que queria e nela continuei o meu percurso…

Foi uma lição, como tudo aquilo por que tenho passado na vida, até hoje.

Muitas vezes não se consegue perceber logo o sentido das lições, mas com o devido distanciamento ele começa a surgir, forte e vincado.

Tudo é questão de tempo!

Sem comentários: