quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aceitar


"Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras."

Reihold Niebuhr

Aceitar

Palavrinha pequena, assim de repente um bocado antipática. Talvez pelo que significa, talvez pelo que transmite, talvez ainda por tudo o que implica...

No dicionário definem Aceitar como sinónimo de concordar ou admitir. Ainda assim eu iria um bocadinho mais longe, porque aceitar é um bocadinho mais que só concordar ou admitir ou receber ou reconhecer.

Aceitar implica uma estrutura de ferro.

Aceitar, implica não vacilar, reconhecer limites, imperfeições, defeitos, como também implica reconhecer qualidades.

Aceitar implica coragem. Coragem para se ser feliz, para gostar de nós próprios valorizando cada bocadinho. Coragem para pegar no pouco que se tem e avançar sem medo. Coragem para encarar de frente cada pequena coisa que nos faz diferente. Afinal, são estas pequenas/grandes coisas que nos tornam únicos no mundo e que nos dão a oportunidade de construir, contribuindo para o desenvolvimento da humanidade.

Aceitar é ser humilde, é não ter vergonha, é reconhecer a nossa verdade, é deitar fora sentimentos de inveja, de pequenez e de orgulho, é ganhar autenticidade, espontaneidade, naturalidade, identidade.

Aceitar não é mais do que reconhecer as nossas limitações e admitir que precisamos uns dos outros.

Aceitar é aprender a amar, é dar o que se tem, é receber o que nos faz falta.

Aceitar é conseguir perceber que perder é ganhar.

Aceitando crescemos.

Por tudo isto e ainda pelo que me faltou falar:

ACEITAR, não é só uma palavrinha… É um palavrão cheio de significado.

Sem comentários: