quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Relacionamentos Dificeis II



Por falar em relacionamentos difíceis.

No outro dia em conversa com uma amiga, acabei por me queixar da minha pouca sorte de não conseguir reagir de imediato a situações que me incomodavam, de não conseguir falar, de ficar com os assuntos pendurados e entalados dentro de mim, que isso me provocava sentimentos de culpa e uma tristeza profunda e ainda que isto acontecia geralmente com os meus amigos mais amigos.
Ao que ela me respondeu:

- Mas não deixe que isso aconteça, porque há pessoas que são como os cães, farejam a nossa passividade e atacam gratuitamente.

Á primeira, fiquei a olhar sem saber bem o que pensar, logo de seguida, pareceu-me muito mau para quem fala de amigos íntimos, uma brutalidade. Mas logo logo e pensando bem é mesmo, e tão simplesmente, o que acaba por acontecer.
Muitas vezes sem maldade e sem ser pensado mas, e verdade seja dita, todos nós temos tendência para levar vantagem das situações aproveitando-as da melhor maneira em nosso proveito. Infelizmente ou felizmente somos formatados para isso.

O nosso espaço acaba onde o do outro começa e vice-versa. Somos nós que temos de impor os nossos limites. Sem medo e sem sentimentos de culpa.
E é aqui que entra o respeito e o amor que temos de ter por nós próprios.

2 comentários:

fugidia disse...

Querida Sum, não consegui abrir a caixinha anterior.
Queria dizer-lhe que temos mesmo de nos respeitar em primeiro lugar... verá que depois o resto vem por acréscimo :-)))

Beijinhos.

sum disse...

:))
A vida corre e não pensamos nas coisas. Quando paramos muitas vezes conseguimos ver o que é obvio.
Beijinhos