segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Inconstância


Inconstância

“…Passei a vida a amar e a esquecer...
Atrás do sol dum dia outro a aquecer
As brumas dos atalhos por onde ando...

E este amor que assim me vai fugindo
É igual a outro amor que vai surgindo,
Que há-de partir também... nem eu sei quando...”

(Florbela Espanca : Inconstância)

Acho que já uma vez disse que gostava de palavras. Palavras soltas.
Palavras que só por si valem mais que um conjunto enorme de outras tantas.

Desta vez bateu-me uma nos olhos que ficou a falar comigo até agora.

Inconstância.

O seu significado e sinónimos no dicionário são: Facilidade de mudar de opinião, de resolução, de procedimento. Diversidade, flutuação, variação, variedade e volubilidade

Por minhas palavras, inconstância, é uma palavra agreste, com uma carga negativa grande, mas que define tão bem uma das grandes características do ser humano, a mutação constante de todos os sentimentos, atitudes, pensamentos…

É uma palavra que vejo muito na escrita dos poetas e que se ouve muito da boca dos mais sensíveis pensadores, certamente por provocar danos grandes na alma.

Tudo muda, tudo passa, tudo se transforma, tudo é inconstante.

“Os homens são demasiado fracos e demasiado mutáveis para suportar muito tempo o peso da amizade.” (A Inconstância no Amor e na Amizade - La Rochefoucauld)

Sem comentários: