domingo, 25 de janeiro de 2009

Fotografia


A fotografia é uma paixão antiga que esteve adormecida muito tempo, o suficiente para esquecer todas as fotografias que perdi no fogo que houve em minha casa.

Dantes o retracto, era o que mais me atraia, as expressões e tudo o que elas nos faziam sentir.

Hoje consigo ver isso também na natureza. Aprendi a estar sozinha com ela e gosto do que me transmite.

Desta arte percebo pouco! Funciona basicamente por instinto, sentimento ou impacto que a imagem me causa! Não sei falar de proporções nem de enquadramentos, não sei o que são obturadores e aberturas, nem distâncias focais e coisas parecidas.

Sei que para fotografar de noite preciso de ter a câmara fixa, sei que preciso de arranjar um ponto de focagem e de focar e pouco mais.

Não é fazer “gala” em dizer que não sei, é que não sei mesmo. Tem sido falta de tempo e promessas antigas de um dia vir a perceber.

Mas... E há sempre um mas na minha vida, sei que um dia esse momento vai acontecer, assim como sei que outros momentos na minha vida vão acontecer.

São certezas sentidas.

Não sei descrever a sensação, sei que vão existir, sei que vão ser reais. Não sei quando, não sei como, não sei onde, só sei que vão.

Talvez o momento de aprender fotografia esteja a chegar.

4 comentários:

Mike disse...

Hum... e desde quando é tarde para aprender? Ó momento vê lá se te apressas, que não se faz esperar uma senhora, muito menos com talento, ouviste? aaiiiii (risos)

sum disse...

(gargalhada)

ana v. disse...

Se tem vontade de aprender, porque não? Sempre a tempo, como diz o Mike.

Beijinho

sum disse...

Beijinho Ana.