quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo


Este primeiro dia do ano merece muito mais do que o que eu vou conseguir escrever. Ainda assim arrisco:

Hoje foi um dia de introspecção, não só pelo facto de estar com sono e cansada, como por ser o começo de um ano.

Uma das boas coisas de um ano novo é que tudo pode ser novo mesmo. Podemos começar dias perfeitos e fazer um ano perfeito. Foi assim que comecei o dia. Dormi pouco, é certo, mas dormi muito bem. Acordei de um sonho lindo e quase perfeito com o barulho da chuva a cair e o cheiro a café, acabadinho de fazer. Olhei pela janela e as nuvens que faziam chover contrastavam com algumas abertas por onde se podiam ver os raios de sol a sair. Gosto destes dias, parece que se acentuam os contrastes. As cores realçam as formas e o fundo fá-las sobressair.


Arejei casa, preparei a lareira, arrumei tudo assim por alto, e estendi-me a beber o meu cafezinho, de olhos semi-fechados e a ouvir todos os barulhinhos deste lugar mágico. Não sei o que imaginei, não sei o que pensei, só sei que ouvi e senti tudo. È o que chamo estar oca. É um estado a que me permito frequentemente, principalmente após noitadas e/ou ressacas.

Este momento, não durou eternidades, não fora a catrefada de crianças que por cá rodam. Começaram lentamente a acordar e a aparecer de cada canto da casa. Cada uma com a sua característica matinal acentuada pelas poucas horas de sono dormidas.

Raspei-me com prontidão e só voltei quando as hostes se acalmaram, deu-me tempo para me arranjar, arrumar o quarto, encostar-me à janela e olhar lá para fora, tirar uma fotografia a um ninho que estava bem na minha frente, sentar-me em cima da cama e ver as fotografias da noite anterior, apreciar, relembrar e consolidar algumas passagens da noite.



Hoje mais uma vez não deu para passear. Mas o dia passou calmamente. Uns dormiam, outros petiscavam, outros ficavam parados em frente à lareira sem pestanejar, outros tentavam jogar jogos de estratégia sem qualquer desenvolvimento e outros ainda deram umas “cabeçadas” valentes com o jornal na frente.

Eu sentada no meu canto da sala em frente ao computador, fui-me acercando de cada passo dado, divertindo-me com toda esta movimentação parada. Descarreguei fotografias, li as gordas dos jornais diários, reli algumas passagens do meu blog com atenção e, mal acreditei ter sido eu a escrever algumas coisas que li.

Fiquei contente, apesar de muitas calinadas houve coisas que gostei e até me orgulhei.

Olhei muito para dentro e olhei muito à minha volta, vi muita família, muitos amigos, boa disposição, uma mão cheia de coisas boas…

Estes próximos dias serão dias de balanço, tal e qual como o supermercado de Serpa. E os seguintes vão ser para fazer alguns planos para 2009, as famosas listas. Não vão extensas, vão ser de qualidade. O coaching pessoal que se avizinha vai ser levado muito à séria e o objectivo vai ser definido nestes próximos dias.

Uma das coisas boas de um ano novo é esta vontade de ter, fazer e conseguir coisas boas.

Este ano vai ser grande e eu vou apostar muito de mim nele.

2 comentários:

Mike disse...

E ainda bem que arriscou. Que assim nós petiscamos... ;D
E aposte, Sum, aposte sempre. Feliz ano novo. :-)

sum disse...

Obrigada Mike, assim sendo já valeu a pena, não é verdade!!!
(risos)
Feliz Ano Novo