domingo, 19 de dezembro de 2010

“Perdida em Pensamentos”


Mais um dia, mais uma folha em branco mais um bloqueio mais um obstáculo a vencer.

De palavra em palavra vai-se construindo a ideia até ter uma forma que nos satisfaça.

Primeiro tenho a dificuldade da ideia. Muitas vezes não há, outras tenho tantas que não sei por onde começar. 

Depois vem a dúvida. Será que é, será que não é. 

Depois vem o grande problema que é a sua descrição. E é aqui que a porca torce o rabo. Vezes sem conta que as coisas me saem tão diferentes daquilo que foi a minha ideia inicial. Tudo porque quando se pensa sobre uma coisa por alto tem-se uma lógica que desaparece quando se começa a pôr no papel e a fazer ligações. É o que hoje em dia chamo de “pensamento concreto” e “pensamento abstracto”. Isto sou eu, a ignorante, a chamar nomes a coisas que já os devem ter… Facto é que eu lhes chamo assim.

Neste contexto, já vi a minha cabeça dar voltas de 180 graus quando não de 360. É importante perceber, quando se fala das nossas percepções, que nos podemos estar a enganar a nós próprios em pensamento abstracto, de tanto que queremos ter razão. Mas quando chegamos aqui, ao papel e começamos a debitar percebemos que dois mais dois, não são cinco nem três, são 4 e não há volta a dar.

Há ainda outra coisa muito importante que é ter a noção de que a importância de fazer uma conta hoje não é a importância de fazer uma conta amanha ou ter feito outra ontem, mais precisamente, hoje preciso de a fazer amanha talvez não. 
Outra variável é ainda o facto de que hoje é preciso fazer dois mais dois e ontem foi preciso de três mais dois. 

O pensamento é matemático e temos tantas variáveis quantas as que se quisermos lá pôr, por isso temos tantas contas por fazer e por desvendar a nosso respeito quantas as que quisermos e precisarmos. 

Mas… pensamento é uma coisa, sentimento é outra… quantas vezes, mesmo sabendo que dois mais dois são 4, sentimos cinco ou três! 

E pronto já compliquei tudo outra vez…
Este é provavelmente o efeito novelo, que tantos homens apontam como sendo o grande “problema” das mulheres… e que eu chamo de “perdida em pensamentos”.

Eu ando permanentemente “Perdida em Pensamentos”.

Sem comentários: