domingo, 24 de agosto de 2008

Reentré


Ai! Hoje estou eléctrica.

Ainda não fiz nada de jeito, nem deixei fazer.

Comecei a arrumar a casa, e deixei-a toda de pantanas. Deitei tanta coisa fora que estou prestes a correr para o caixote do lixo, atrás de um passado que dentro de algumas horas parte para reciclagem.

Aprender com o que passou e aproveitar o que teve de bom, é um dos objectivos desta reetre. Doa a quem doer.

Este ano vim de férias com uma certa força. O frio, o vento, e os banhos de mar agitado, fizeram-me acordar para a vida. Diria mesmo que vim como uma espécie de furacão. Já tenho uma quantidade de coisas para fazer na minha lista de afazeres este ano. Resta saber de quantos anos preciso para a terminar! Mas isso será outra Primavera!

Estas listas são boas por um lado, e más por outro. Boas porque não nos deixam esquecer as coisas que temos para fazer e as que em determinada altura foram importantes - por isso têm maior probabilidade de o ser ao longo do ano, e más porque nos deixam logo com níveis de stress elevados - tanta coisa por fazer que deixamos logo de ter tempo para pensar no que realmente gostamos.

Assim, para colmatar este erro de palmatória já resolvi, neste meu ciclone de pensamentos, que vai haver uma segunda lista. Esta, em vez de ter aquelas coisas que se têm de fazer, e que dão pelo nome de obrigações, vai ser substituída, por uma lista de coisas agradáveis e que eu gostaria tanto de fazer ou ter.

A experiencia diz-me que as coisas boas são mais difíceis de lembrar, no dia-a-dia, do que as obrigações. À que precaver.

A lista de obrigações já está dobrada em quatro e enfiada numa das gavetas que hoje ficou livre e desimpedida, e já comecei a lista de coisas boas que vai ficar, depois de acabada, pendurada no frigorífico com um íman, bem à frente dos meus olhos de todas as manhas. Agora disciplina!

Falta só testar a eficácia desta decisão que me parece tão boa!

Ah Bem! Ainda há aquela dificuldade em fazer a lista do que queremos.

Slow down, Sra. D. Sabe Tudo, isto não é uma lista de pedidos ao génio da lâmpada, nem de desejos como as fitinhas do “Bom Fim”, isto é mesmo uma lista de coisas que podemos fazer e como tal não vale pôr coisas do género, hoje quero ser princesa, quero que todos me olhem com admiração, prazer e desejo; ou, não vou trabalhar esta semana porque quero ir tomar o pequeno almoço a NY city com uns amigos. É mais do tipo, corpo são, mente sã e vice-versa.

Há regras, logo no inicio da lista:

Todas as regras devem ser realizaveis mas pode haver umas um bocadinho mais ambiciosas.

1- Tem de ser cumprida pelo menos uma coisa boa por dia, mas de preferência duas ou três;
2- Só vale ter 1 caída por mês, breve e pouco profunda de preferência;
3- (caso falte alguma coisa importante e que me tenha esquecido).

Assim, muita música, muitas caminhadas, muitas leituras, muitas coisas de mãos para distrair a cabeça e muito convívio, listas q.b. e muita vontade já é uma boa base de começo.

Sem comentários: