quinta-feira, 19 de março de 2015

Filosofia de Vida

"A Verdadeira Filosofia de Vida

Trabalhar com nobreza, esperar com sinceridade, sentir as pessoas com ternura, esta é a verdadeira filosofia. 
1 - Não tenhas opiniões firmes, nem creias demasiadamente no valor das tuas opiniões. 
2 - Sê tolerante, porque não tens certeza de nada. 
3 - Não julgues ninguém, porque não vês os motivos, mas sim os actos. 
4 - Espera o melhor e prepara-te para o pior. 
5 - Não mates nem estragues, porque não sabes o que é a vida, excepto que é um mistério. 
6 - Não queiras reformar nada, porque não sabes a que leis as coisas obedecem. 
7 - Faz por agir como os outros e pensar diferentemente deles. "
Fernando Pessoa, 'Anotações de Fernando Pessoa (sem data)' 

Quanto mais o leio mais gosto. 
É verdade que hoje mais do que ontem me limito a ouvir e a calar. Omito as minhas opiniões e desconfio de tudo o que penso à primeira. 
É verdade que sou cada vez menos tolerante mas, que tenho em mente que o deveria ser cada vez mais, tenho!
Já deixei de julgar à muito tempo. Já perdi de vista.
Na 4, a porca torce o rabo. Sempre acreditei que esperava o pior,mas creio que não foi isso que esperei. Percebi que aquilo em que acreditamos, muitas vezes não é aquilo que queremos muito acreditar. A preparação sempre foi muito mal feita. Resultado, levo muitas e muitas desilusões no bucho.
Não estrago? Bem... Tento com muita força. O facto é que fiz alguns estragos nesta vida. Os restantes, acho que o tempo me ensinará na sua devida altura.


2 comentários:

Anónimo disse...

Lindo adorei, já estava com saudades há muito tempo que não vinha aqui.
S

sum disse...

:)